O tom vocal e até mesmo a linguagem corporal são determinantes para que o outro construa uma imagem sobre nós. A comunicação é a base de qualquer relacionamento entre os seres humanos, sendo a expressão corporal a forma mais antiga dela – e também a mais importante. ... Ou seja, tudo comunica.
Expressamos segurança,insegurança,estado de humor,expressamos os conflitos internos que podem ser facilmente identificados de acordo com a postura. Paralelamente,podemos expressar determinadas culturas e criticas sociais.
Gestos, expressões faciais e posturas revelam nossos sentimentos e emoções, além de serem considerados formas de comunicação. Afinal, é a maneira do nosso corpo se expressar, voluntária ou involuntariamente.
Você certamente já ouviu falar sobre linguagem não-verbal, aquela que não é expressa através do que falamos, mas sim através do nosso corpo: postura, gestos, expressão facial, movimento corporal.
Veja alguns dos sinais do corpo e suas possíveis leituras:
mãos no rosto ou no queixo demonstram reflexão; mãos abertas e palmas voltadas para cima são traços de sinceridade e abertura. inclinar corpo e cabeça na direção de algo ou alguém demonstra interesse; desviar o olhar durante a interação pode ser sinal de mentira ou insegurança.
Eles aceleram os batimentos cardíacos, aumentam a pressão arterial, contraem as artérias (deixando as mãos frias), dilatam as pupilas, aumentam a sudorese e os níveis de açúcar no sangue e reduzem a digestão.
A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional de uma pessoa. ... A linguagem corporal é uma das primeiras formas de comunicação. Bastante forte e expressiva, envolve gestos, postura e expressões faciais, além de movimento dos olhos e proximidade entre as pessoas que estão conversando.
O ser humano escolhe as palavras, cria imagens e desenvolve um raciocínio mental graças ao funcionamento de uma parte do cérebro chamada neocórtex. Porém, o sistema límbico — responsável pelas nossas emoções — envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos involuntários.