É possível usar outras plantas em consórcio com o milho, como a mandioca, a batata ou a soja. Como as plantas interagem nesse consórcio? O milho é a planta que domina o consórcio, gosta da luz direta sobre as suas folhas. O feijão é uma planta que vegeta bem sobre certo sombreamento.
Observações de campo mostram que o sistema consorciado milho e feijão proporciona maior cobertura do solo, especialmente na fase inicial de desenvolvimento, o que contribui para uma melhor proteção do solo contra a erosão.
O feijão pode ser semeado ao mesmo tempo com o milho, tanto na hora do plantio deste ou quando já estiver crescido. Além do feijão, podem ser consorciadas com milho outras leguminosas, tais como crotalária e mucuna anã. Esse tipo de consórcio produz significativo aporte de nitrogênio no solo.
Plantar melancia em conjunto com a mandioca garante segurança financeira ao pequeno produtor, com incremento de 65% na renda.
O milho safra é plantado entre outubro e dezembro, enquanto o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril. A segunda safra é chamada de safrinha por não ser plantada em um período ideal para a cultura, pois pode ocorrer déficit hídrico.
Milho e feijão como companheiros Preferindo condições de crescimento semelhantes, o feijão e o milho ativamente se beneficiam um ao outro quando criados juntos. Os feijões são plantas fixadoras de nitrogênio, ou seja, puxam o nitrogênio da atmosfera, deixando-o disponível para as plantas através do solo.
SudesteCultivoPlantioColheitaCítricosOutubroTodo o anoFeijãoOutubroJaneiro – AbrilMandiocaSetembroMarço – JulhoMilhoOutubroJaneiro – Junho
As vantagens do sistema consorciado quando comparado ao cultivo solteiro, são: aumento na produtividade por unidade de área (MATTOS et al., 2005a, 2005b), proteção vegetativa do solo contra a erosão, controle das plantas daninhas (DEVIDE et al., 2009), redução da incidência de pragas e doenças nas culturas consorciadas ...
Ela deve ser coberta por uma camada de 5 cm de terra ou em covas separadas 1 metro umas das outras. Para o plantio do milho, devemos preparar o solo fazendo uma aração com 20 cm de profundidade e depois, uma boa gradação, para quebrar os torrões e nivelar o solo, deixando-o pronto para o plantio.
O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.