O principal produto obtido do girassol é o óleo comestível. ... No século XVI, o girassol foi levado para a Europa e Ásia, onde era utilizado como uma planta ornamental e como uma hortaliça. A grande importância da cultura do girassol no mundo deve-se à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente.
RESUMO – Industrialmente o óleo de girassol é extraído através dos grãos inteiros ou parcialmente descascados por pré-prensagem e solvente ou somente usando solvente.
Óleo; Matéria prima para industria alimentícias e ração animal; Biodiesel; Floricultura/ornamental; Alimentação de pássaros; Cosméticos; Apicultura.
Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
Diferentes usos. O girassol é principalmente cultivado no mundo como fonte de óleo comestível, sendo a terceira cultura anual com maior produção de óleo no mundo. Entre as culturas anuais, o girassol é responsável por 16% da produção mundial de óleo, enquanto a soja atende por 46% da produção.
Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias insolúveis, ou seja, não se misturam com a água e podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que dá origem aos óleos de cozinha, pode ser obtido de várias plantas ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho, etc.
Óleo Girassol Vitaliv 900ml R$ 9,89 un.
Cada capítulo do girassol pode produzir até 1,7 mil aquênios (sementes), totalizando um peso de aproximadamente 100 g. Quando a flor fica sequinha, parecendo que morreu, já dá para ver as sementes.
Podem atingir alturas que variam de 2 a 3 metros, porém existem também espécies anãs de 40 centímetros de altura.