Histologia é o ramo da ciência que estuda os tecidos biológicos, seja de animais ou plantas. Este ramo observa a formação, a estrutura e a função dos tecidos vivos. Os tecidos são formados a partir da junção de várias células. ... Como disciplina, a histologia faz parte das Ciências Biológicas e da Saúde.
A Histologia Animal é a parte da Biologia responsável pelo estudo dos diversos tipos de tecido que compõem o corpo dos animais. Sabemos que os seres vivos são formados por células. ... Nos animais encontramos quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.
O principal objectivo da Histologia e Embriologia consiste na descrição da estrutura microscópica e submicroscópica dos tecidos e órgãos que constituem os organismos biológicos, bem como o seu desenvolvimento embrionário e pós-natal.
E, é isso que a Histologia entra como um papel importante. A disciplina fornece a base para um laudo anatopatológico das lesões. As lesões que ocorrem nos órgãos ou tecidos são estudadas a olho nu (macroscopia) e ao microscópio (microscopia). Estas são etapas fundamentais para o diagnóstico morfológico das doenças.
A importância de conhecer a histologia é que ela permite que você olhe para um mundo microscópico, no qual você pode estudar as características de cada órgão. Conhecer a estrutura e a função de cada órgão de uma maneira normal, permitirá que você entenda mais tarde a Patologia e outras disciplinas.
A histologia (do grego histos= tecido ou teia) é o estudo da formação, estrutura e função dos tecidos biológicos. Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Histologia e embriologia A histologia ou biologia tecidual é a parte da ciência que estuda os tecidos do nosso corpo. Elas têm relações diretas com a embriologia, já que é durante o desenvolvimento de um embrião (como vimos acima) que ocorre a formação dos tecidos.