Sua cera não é perecível e sua retirada ocorre para a fabricação de cosméticos, plásticos, papel carbono, tintas, chips, códigos de barra, assim como era muito utilizada na produção de discos de vinil e baterias. Produtos como lubrificantes, impermeabilizantes e vernizes também são feitos a partir de cera de carnaúba.
A carnaúba é uma árvore típica do nordeste brasileiro, também conhecida como "árvore da vida". Isso porque é possível aproveitar praticamente todas as partes dessa palmeira. Dela podem-se extrair madeira, remédios, alimento, óleo e, é claro, a popular cera de carnaúba.
Como exemplos, as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético e antivenéreo; os frutos são um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba), um insumo valioso que entra na ...
Nativa do Nordeste do Brasil, é chamada de "árvore da vida", porque todas as suas partes são aproveitadas. Ela é conhecida principalmente pela cera que produz. A carnaúba é o símbolo do Ceará.
É possível realizar o aproveitamento integral da carnaúba, as folhas, além de produzirem o pó cerífero, que é a maior matéria-prima da cera de carnaúba, também são utilizadas na confecção de peças de artesanato, bem como na cobertura de casas e outras construções; já o fruto pode ter seu epicarpo destinado à ...
A carnaúba tem várias aplicações, sua raiz é usada como poderoso diurético, o fruto é usado na dieta animal, o tronco é usado em construções, a palha serve de matéria-prima para o artesanato. Na indústria, a cera extraída da carnaúba é usada no ramo de cosméticos, medicamentos, alimentos entre muitos outros.
Depois de secas, delas se retira o produto mais nobre da carnaúba: a cera. Esta reveste a palha e vira um pó. As folhas então são rasgadas e batidas para a retirada do pó, que por sua vez é levado ao fogo com um pouco de água para a produção de uma cera líquida.
A Mata dos Cocais é uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras semi-áridas do Nordeste brasileiro. Desde o período colonial, a região é explorada economicamente pelo extrativismo de óleo de babaçu e a cera de carnaúba. ...
A carnaubeira é a árvore símbolo do estado do Ceará, líder na produção de cera extraída de suas folhas. ... As inflorescências intrafoliares são ramificadas e mais longas que as folhas. Os frutos podem ser ovóides ou globosos e de cor roxo-escura, quando maduros.
INTRODUÇÃO. A carnaúba (Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore) é uma palmeira nativa do nordeste brasileiro, com maior ocorrência nos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. O termo "carnaúba" é derivado da língua indígena tupi e significa "árvore-que-arranha".