Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar, produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, ...
Depois de um certo tempo, o embrião "nasce" e inicia o seu crescimento para cima, em direção ao sol e para baixo, com o propósito de fixar sua raiz. Até chegar à fase adulta, a pequena árvore vai espichar sem parar. A adolescência realmente fica no passado quando as primeiras flores começam a aparecer.
Fornecem madeira, que é usada como matéria-prima para a construção de móveis e casas; Fornecem celulose, que é usada na fabricação de papel; Algumas apresentam componentes importantes que podem ser utilizados na fabricação de medicamentos e de cosméticos; Ajudam a barrar ruídos, sendo importantes nas áreas urbanas.
As epífitas terrestres são conhecidas como "plantas aéreas", uma vez que elas são encontradas nos galhos e troncos de árvores altas e por não possuírem raízes que toquem o solo.
Em botânica, copa é a parte superior das plantas altas.
Função principal das plantas. Ocorre nos cloroplastos, organelas constituídas por clorofila (por isso a coloração verde da maioria das folhas) e é o processo de captação da energia luminosa e sua conversão em energia química para a produção de matéria orgânica, principalmente carboidrato.
- Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc. - Diminuem a poluição sonora e os ventos, mantendo a umidade do ar e a regularidade das chuvas.