Infecção urinária Quando o muco vem com a urina mas é muito abundante, tem cor ou é espesso, é possível que seja um sinal de infecção urinária. Esta pode ser uma uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando a infecção é na bexiga, ou pielonefrite quando é nos rins.
A presença de gordura na urina não é considerada normal, devendo ser investigada através de outros exames para avaliar a função dos rins, principalmente, e, em seguida, ser inciado o tratamento caso haja necessidade.
"Nutrientes como proteínas, glicose e gordura, só são eliminados na urina em caso de falência da função renal. É função dos rins filtrar o sangue, eliminando toxinas e manter no organismo substâncias que são essenciais ao metabolismo."
O que é muco na urina O muco na urina é resultado da descamação das paredes internas da bexiga e da uretra e faz parte do sistema de defesa do trato urinário. Essa mucosa, normalmente, é formada por um conjunto de células epiteliais, cristais e leucócitos acumulados.
Cálculo urinário, cálculo renal, pedras nos rins ou areia nos rins são cristalizações de sais mineiras presentes na urina. Quando uma pessoa possui cálculos urinários, os rins podem ficar obstruídos causando desconfortos e cólicas.
A síndrome nefrótica é uma das principais situações em que se observa gordura na urina. Ela é caracterizada pela excreção excessiva de proteínas devido à lesão constante nos vasos sanguíneos dos rins, podendo acontecer em consequência da diabetes, do lúpus ou de doenças cardíacas, por exemplo.
Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.