A hematúria pode ser causada por diferentes fatores. Nem sempre eles estão relacionados com doenças ou problemas do trato urinário, como os cálculos renais. Também podem ser decorrentes de uma condição transitória que não exige tratamento específico.
É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando a urina com sangue é persistente, durante mais de 48 horas, existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária, ou quando surgem outro sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos.
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).
Quando existe uma presença anormal de eritrócitos (glóbulos vermelhos) na urina, diz-se que estamos na presença de hematúria, ou seja, sangue na urina. A hematúria pode ser visível macroscopicamente (a olho nu) ou apenas detectada microscopicamente (em análises realizadas à urina).
A hematúria é a presença de eritrócitos na urina, especificamente > 3 hemácias por campo de grande aumento no exame do sedimento urinário. A urina pode ser vermelha, hemática ou na cor marrom escura (hematúria macroscópica com oxidação do sangue retido na bexiga) ou visivelmente descolorida (hematúria microscópica).
A infecção urinária provoca inflamação do trato urinário e, em casos graves, pode provocar a presença de sangue na urina (microscópica ou macroscópica).
A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ...