Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.
Da mesma forma, a injeção de corticoides pode ser usada de forma pontual para aliviar os sintomas na fase mais crítica da tendinite, porém, o seu uso de forma repetida é prejudicial, já que aumenta o risco de rotura do tendão.
A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta. Os tendões são fibras resistentes agrupadas que se situam entre os músculos e o osso.
Para isso, é aconselhado manter o local afetado em repouso sempre que possível, evitando as atividades que possam ter causado a lesão inicial. Além disso, o médico pode ainda receitar o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco ou Ibuprofeno, para reduzir o inchaço e a dor.
Como aliviar a tendinite
A tendinite é uma condição que pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer idade. Geralmente ocorre em tendões de joelhos, ombros, cotovelos, pés e tornozelos e é causado por esforços repetitivos.
9 principais efeitos colaterais dos corticóides
O corticoide demora 30 dias, em média, após a última dose para sair do corpo. Lembrando que dependendo do tempo de uso do medicamento, dosagem e metabolismo da pessoa ele pode demorar mais ser inteiramente eliminado.