Essas situações podem acontecer como consequência da obesidade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e diabetes, além de também poder acontecer devido à cirrose ou uso de algumas medicações, como as pílulas anticoncepcionais.
Colelitíase é uma condição em que se formam cálculos biliares (pedras biliares) na vesícula biliar, no fígado ou no canal biliar. A vesícula biliar armazena a bile, um líquido produzido pelo fígado para digerir alimentos gordurosos. Depois de comer, a vesícula biliar injeta a bile pelo canal biliar até o intestino.
A pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase, é caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.
A principal queixa relacionada à colelitíase é a dor aguda contínua caracteristicamente localizada em hipocôndrio direito/epigástrio que, por vezes, pode irradiar para a região escapular. Alguns pacientes referem que a dor surge cerca de 1 hora após refeições ricas em gorduras.
Os alimentos proibidos na crise de vesícula são os alimentos mais gordurosos como:
A ultrassonografia de abdome superior é recomendada para diagnosticar ou completar o diagnóstico de colelitíase. Esse método tem sensibilidade e especificidade acima de 95%, e é em geral, o primeiro e único exame recomendado, apesar de existirem outros exames para o diagnóstico.
INTRODUÇÃO: A colelitíase é a doença mais comum do trato biliar. É caracterizada pela formação de cálculos biliares no interior da vesícula ou ductos biliares. Cerca de 70% dos casos são assintomáticos, e quando sintomáticos provocam dor no hipocôndrio direito, náuseas, vômitos e intolerância a alimentos gordurosos.
Os alimentos proibidos na crise de vesícula são os alimentos mais gordurosos como:
Existe o risco dos cálculos biliares originarem algumas complicações, nomeadamente: Inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) – a vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e rotura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediato e pode pôr a vida em risco.