A cafeína estimula os movimentos peristálticos, acentuando as contrações dos músculos do baixo-ventre e, portanto, intensificando as cólicas menstruais. Para piorar, a bebida também pode deixar a mulher mais irritada. Diminua café, chá-preto e refrigerantes à base de cola.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
Evite doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias não são nutritivas, como as encontradas em doces e salgados industrializados, e os altos níveis de açúcares e de sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço nesse período.
Doces industrializados, bolos, pães doces e carne vermelha Pelo aumento na ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas que levam a um desequilíbrio hormonal aumentando as contrações no útero e processos inflamatórios e, consecutivamente, a dor.
Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Se puder ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, ótimo! As posições mais confortáveis variam para o momento e para a pessoa, mas é importante sempre testar.
8 remédios caseiros para cólica menstrual