Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.
Eram "enganadores, ambiciosos, gananciosos, vilões, espertalhões nauseabundos e rotos". Escarnecidos nas ruas e até na poesia. Pregavam a guerra crua aos portugueses. ... Aspiravam a nacionalização dos negócios de portugueses, além do esforço de proibir-lhes de ocupar cargos públicos, que deveriam ser para os brasileiros.
Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados. ...
Jacobinos e girondinos Em 1791 começou a vigorar a nova Constituição francesa. ... Dentro da Assembleia, do lado direito sentavam-se os chamados girondinos, que eram moderados e queriam o respeito à Constituição. Do lado esquerdo, os deputados radicais, que queriam a implantação da República, limitando o poder real.
Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas. Sentam-se à esquerda da Assembléia e são liderados por Robespierre e Saint-Just.
Os jacobinos foram um grupo de revolucionários radicais, formado por pequenos burgueses, que participaram da Revolução Francesa. Após a prisão e execução de Robespierre na guilhotina, em 1794, os jacobinos tiveram suas atividades proibidas na França.
A partir de Setembro-Outubro de 1792, o clube está sobre a dominação de Robespierre e Brissot é excluído dos Jacobinos como conspirador e inimigo do povo. É o fim dos debates apaixonados que, desde sua origem, haviam periodicamente agitado o clube.
Formados por homens oriundos da pequena burguesia urbana, os jacobinos ficaram reconhecidos na história principalmente por seu republicanismo radical e também pelo papel centralizador desempenhado pelo Estado no processo revolucionário.
Os girondinos eram os deputados do departamento da Gironda, área próspera da costa atlântica, tendendo a representar os interesses comerciais e a visão de mundo da burguesia ilustrada, que oscilava entre a monarquia constitucional e a república.
Estabelecida entre 17, divide-se em três grandes blocos: a Montanha, constituída pelos jacobinos, que ocupam os lugares mais altos da Câmara; os girondinos, que ocupam os lugares intermediários; e a Planície, composta pela maior parte dos deputados, que ocupa a parte baixa.