Este artigo pretende listar os países, as regiões e os territórios do mundo onde há estados em disputa de territórios ou movimentos reivindicando a independência, soberania ou autonomia política.
Presentes em diversos lugares do mundo, os movimentos separatistas pregam pela independência de seus territórios. Um dos mais famosos grupos deste tipo encontra-se na Irlanda, o IRA (Exército Republicano Irlandês), que prega a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da Irlanda.
Muitas das questões envolvendo os grupos separatistas na Rússia e nas demais ex-repúblicas soviéticas devem-se, primeiramente, a esse pluralismo nacional existente nessa região e, em segundo lugar, à antiga postura do governo de Josef Stalin ao implantar a chamada "política do liquidificador".
No caso catalão, era reivindicada mais autonomia para o governo catalão, reconhecimento da Catalunha como nação e garantir à língua catalã o estatuto de língua veicular.
O separatismo pode ser definido como um movimento de pessoas que buscam a independência, ou seja, a separação do Estado a qual pertencem. As motivações desses movimentos podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Muitos movimentos separatistas que existem hoje na área da antiga União Soviética (composta pelos países Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão) ainda remontam da época do final ...
Alguns especialistas apontam que entre as causas do conflito está o fato de a Chechênia ter uma população majoritariamente islâmica e de o governo russo temer que a constituição de um Estado fundamentalista religioso na região sirva de exemplo para outros movimentos separatistas, já que há no país uma enorme ...
A Guerra dos Segadores (ou Sublevação da Catalunha) foi um conflito bélico originado de uma revolta contra a presença de soldados provenientes do resto da Espanha na guerra desta contra a França. Ocorreu entre 7 de junho de 1640 e 13 de outubro de 1652.