Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.
Monstros desenhados por crianças são transformados de maneira incrível. É na infância que a nossa imaginação está a todo o vapor. ... A iniciativa tem a intenção de valorizar o poder do imaginário infantil e ajudar a entender o potencial criativo de crianças no mundo todo.
O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação da criança e seu mundo exterior. ... É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola, etc.
Quando omitido no desenho, pode significar que a criança tem medo do mundo ou se sente vulnerável. Quando desenhadas em proporção, indicam que há um bom desenvolvimento emocional e que a criança se sente amada e aceita. De fato, uma árvore com muitas raízes é geralmente um sinal de um apego positivo.
· Pássaros - simbolizam fuga; orientação para a ação.
Se você desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa, descobrirá mais sobre a sua personalidade. ... Casa: reflete as relações familiares e o lar. Pode significar o sentido da família em sua vida. Teto: reflete o intelecto, a fantasia e o espiritual.
Como agir: Perceba se ele está contrariado por alguma situação e converse com ele. Temas frequentes – Há crianças que adoram contos de fadas e animações, mas mesmo assim dá para identificar emoções nesses desenhos, como raiva demais ou revolta. E, se o pequeno só desenha luta, também pode ser por conflitos que vive.
Estrelas e cruzes: revelam uma grande necessidade de ser o centro das atenções em seu ambiente social. Se a estrela tem muitas pontas e o centro está vazio, refletem depressão e tendência a melancolia.
Escanear os desenhos e as cartinhas que seu pequeno escreveu é uma ótima maneira de conservá-los. Você poderá desfrutar deles e mantê-los em perfeito estado. Isso também permite que você os compartilhe com outros membros da família.
É mo- tivo de orgulho e sinal de avanço da criança quando ela se torna capaz de desenhar a figura humana. Ela mal começa a esboçar esse tipo de figuração e já tem de obedecer a um padrão estético imposto pela cultura escolar.