O pH fisiológico é o pH normal de uma zona do corpo. Quando falamos de um produto com pH fisiológico, significa que o produto tem um pH próximo do da zona em que é aplicado.
entre 4,5 e 5,5 O pH natural da pele adulta saudável é levemente ácido. De modo geral, ele fica entre 4,5 e 5,5. Esta faixa é chamada "pH fisiológico". Mas ele também varia ao longo dia.
A pele tem, naturalmente, um pH um pouco abaixo do neutro, ou seja, é levemente ácida. Manter essa característica é importante para a proteção da pele, contribuindo na função de barreira protetora entre o corpo e o mundo externo.
Por outro lado, produtos com o pH alcalino abre as cutículas deixando os fios frágeis e sem vida. Como o pH fisiológico dos cabelos é em torno de 5, o shampoo ideal precisa ter um pH em torno de 4,5 e 5,5 para não agredir as cutículas.
O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).
"O pH da pele é definido pelo equilíbrio determinado pela quantidade de água, sais minerais, gordura e ainda secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas presentes na superfície da pele, que compõem a nossa camada externa de proteção da pele que é o manto lipídico ou manto ácido cutâneo."
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino.
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. ... As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. ... Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.