A cinesiopatologia e os estudos cineciológicos permitem, com facilidade, que o fisioterapeuta faça o estudo da função existente ou afetada do trabalhador, com correção do posto de trabalho, além de averiguar toda e qualquer relação entre os movimentos e as possíveis causas das LER ou DORT.
A cinesioterapia é um tipo de terapia que utiliza de movimentos, sendo também dada como um exercício terapêutico. Seus principais objetivos são: tratar ou prevenir comprometimentos; melhorar, restaurar ou aumentar a função física; otimizar o preparo físico e a saúde geral.
O nome cinesioterapia, quer dizer literalmente, terapia do movimento (do grego kínesis, movimento e therapeia, terapia). De origem oriental, atualmente é a terapia mais utilizada, sendo importante por estar ligada a todas às outras formas de terapias físicas, como a Hidroterapia.
Portanto podemos concluir que a Cinesioterapia é utilizada principalmente na reabilitação funcional, enquanto que a Mecanoterapia é mais utilizada para aumentar ou melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular.
A Cinesiologia é o estudo de várias disciplinas que englobam o movimento do corpo humano. Seu objetivo é analisar as forças que agem sobre o corpo humano e manipular tais forças em procedimentos de tratamento de modo que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
A finalidade da cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
Esses exercícios devem ser orientados pelo fisioterapeuta de forma individual, respeitando as necessidades de cada paciente, mas podem ser realizados em grupo que tem características e necessidades semelhantes.