Criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal nos anos 1970, o Teatro do Oprimido é um método e modelo cênico-pedagógico que tem como objetivo a conscientização social. ... Hoje, o Teatro do Oprimido é mundialmente conhecido e se tornou referência em todas as escolas de artes dramáticas.
O método do teatro do oprimido ancora-se em dois princípios fundamentais: a transformação do espectador, ser passivo, recipiente, depositário, em 'espect-ator', ou seja, protagonista da ação dramática, sujeito, criador, transformador; e não trata apenas de refletir sobre o passado, mas também de preparar o futuro, isto ...
O Teatro do Oprimido é um método teatral elaborado por Augusto Boal, teatrólogo brasileiro, durante a década de 60 e 70. O método busca democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que, por meio desta linguagem, a população pobre possa discutir as possibilidades de transformação social.
Teatro Invisível acontece no espaço público em frente de espectadores que não sabem que são espectadores. O nome do teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1931-2009), fundador do Teatro do Oprimido está ligado com este instrumento subversivo de intervenção política.
A modalidade do Teatro do Oprimido mais popular e utilizada no mundo é o Teatro-Fórum. Constrói-se uma peça na qual se dramatiza uma situação da realidade marcada pelas relações de poder e de opressão. Com o objetivo de "ensaiar ações concretas na vida social, produzir mudanças, transformações" (Boal, 2009, p.
Elementos essenciais do teatro Existem três elementos básicos do teatro que são os atores, o público e o texto. Existem outros elementos adicionais que complementam e tornam o show mais marcante, convincente e real, como maquiagem, figurinos, cenário e iluminação.
Os tipos de teatro (técnicas ou formas utilizadas no Teatro do Oprimido) são variados, mas os mais utilizados e comuns nos dias de hoje são o teatro-jornal (revela diferentes informações que são/eram distorcidas nos jornais daquele tempo devido à censura que ocorria), o teatro imagem (encenações realizadas com ...
Sua importância em nossa sociedade e na educação é transformar um mero "espectador" em "ator principal" e assim, estimular a discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão, uma conscientização de maneira subjetiva, e assim impedindo a pessoa de tornar-se alienada em tarefas ...
O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia criada por Augusto Boal nos anos de 1960, que pretende usar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social.
No Teatro Invisível, o espectador é protagonista da ação, um espect-ator, sem consciência disso. É protagonista da realidade vista, desconhecendo suas origens fictícias. Atua numa situação ensaiada previamente sem sua participação. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Teatro Fórum.