O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins. ... Como se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes.
Apresentam membros torácicos fortes, musculatura desenvolvida e garras fortes que os auxiliam na quebra de cupinzeiros, por exemplo, em busca de alimentos. ... O tamanduá apresenta mandíbula alongada, não apresenta dentes e, assim, utiliza sua longa língua para a captura de alimento.
Habitat: Florestas tropicais, Caatinga, campos abertos e savanas, como o Cerrado.
Existem atualmente 4 espécies de tamanduás no mundo, sendo que 3 delas ocorrem no Brasil. O tamanduaí é a menor delas.
Eventualmente, a onça-pintada e a suçuarana são predadores dos tamanduás (até 3,2 % dos animais abatidos pela onça-pintada são tamanduás, como observado no Pantanal), que geralmente fogem desses felinos, mas podem atacá-los com as garras caso estejam acuados. Aves de rapina podem predar filhotes.
Animais CarnívorosCaracterísticasExemplos de animal carnívoroOs dentes fortes e afiadosTubarão, raposa.A mandíbula normalmente é alongada e para frenteJacaré, crocodilo, urso.A audição e o olfato são bem desenvolvidosLobo.As garras e os bicos são afiadosGavião, falcão, pelicano, cegonha, garça.Mais 1 linha
O animal possui uma faixa diagonal preta de bordas brancas em sua pelagem. Os membros anteriores são fortemente musculosos e possuem quatro dedos todos com garras, sendo as do segundo e terceiro dedos as maiores. Os membros posteriores apresentam cinco dedos com unhas curtas.
"A tendência do tamanduá é fugir, mas se ele se sentir ameaçado, pode tentar se defender". "O tamanduá é uma presa da onça, mas não é a principal. Ele vai de fato tentar se defender, usando suas garras.
O tamanduá-bandeira vive em campos, áreas abertas e florestas tropicais. Ele é encontrado em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa.
Habitat. Os tamanduás-bandeira podem ser encontrados em toda a América do Sul e Central, embora sua população tenha diminuído consideravelmente na América Central. Para prosperarem, eles precisam se movimentar por grandes áreas com florestas.