O tamanduá-mirim é mais ativo à noite, e durante o dia, procuram árvores ocas para descansar. O hábito de locomover-se principalmente no chão e em árvores é chamado de escansorial.
O tamanduá-mirim vive geralmente sobre as árvores, descendo apenas para se alimentar e fazer suas necessidades. Essa espécie tem cerca de 77 cm e pesa 7 Kg. O tamanduá-mirim habita regiões de florestas tropicais, savanas e até manguezais.
Alimentação
O tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete, tamanduá-colete (nome científico: Tamandua tetradactyla), também chamado jaleco, mambira, melete ou mixila, é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil.
Esta espécie pode viver até 19 anos em cativeiro (AnAge). O tempo geracional de Tamandua tetradactyla não foi calculado por falta de dados.
Tamanduaí O animal toma uma postura defensiva quando se sente ameaçado, erguendo-se sob suas patas posteriores, que estão sempre agarradas a algum apoio, e enrolando sua cauda seguramente a este apoio, formando um tripé.
Distribuição Geográfica: Ocorre em todo o Brasil, sendo encontrado também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado.
Animais CarnívorosCaracterísticasExemplos de animal carnívoroOs dentes fortes e afiadosTubarão, raposa.A mandíbula normalmente é alongada e para frenteJacaré, crocodilo, urso.A audição e o olfato são bem desenvolvidosLobo.As garras e os bicos são afiadosGavião, falcão, pelicano, cegonha, garça.Mais 1 linha
É um animal de hábitos diurnos e alimenta-se de cupins e formigas. Vários fatores ajudam na eficácia da alimentação dos tamanduás como a) pelos que auxiliam na camuflagem garantindo seu sucesso na caça.