Podemos utilizar além do corpo, alguns objetos para a performance corporal. Objetos que podem ser diversos, desde uma escova de cabelo representando um microfone, até mesmo um bambolê que faz parte da apresentação da criança de maneira a criar o seu próprio roteiro.
A criança se desloca rastejando, deslizando, inclinando, rolando, explorando apoios invertidos, mas ao passo que ela vai crescendo, essas ações vão diminuindo e a dança criativa vem para que haja uma continuidade nessa exploração, que é tão importante para o seu desenvolvimento.
A dança em geral trabalha principalmente a parte inferior do corpo, ou seja, os glúteos, as coxas e as panturrilhas!
Sem estar aprisionada a formatos, ela pode ser vivenciada por pessoas de qualquer idade. "O que varia é a metodologia de ensino", alerta Isabel. Antes de trabalhar essa manifestação artística com a turma, o professor precisa investigar e conhecer seus próprios movimentos - afinal, ele é uma referência importante.
Ele determina dois níveis de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real e Nível de desenvolvimento Potencial. Segundo Vygotsky apud Delgado (2003), é no momento em que estamos conversando com a criança ou observando o que ela está fazendo que podemos determinar seu nível de desenvolvimento.
Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.
A dança criativa evidência as possibilidades de expressão e criação na formação da criança, despertando o maior conhecimento de seu próprio corpo e das possibilidades de movimento. ... O objetivo da Dança criativa é trabalhar as percepções tátil, visual, rítmica, cognitiva e afetiva.
4 brincadeiras com dança para animar as crianças
Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal.
O professor deve ser além de educador, um intermediador do processo dança/arte, onde o prazer pelo movimento e pela interação do corpo e da mente se torna evidente, numa tentativa de fazer de um aluno, um interprete do movimento.