Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.
Sintomas na rotura do LCA Passada a fase aguda, um dos sintomas principais da rotura do LCA é a instabilidade, com sensação de que o "joelho falha". O doente sente insegurança ao subir e descer escadas ou planos inclinados, assim como em praticar desportos.
Os ligamentos cruzados controlam o movimento do joelho para frente e para trás. O ligamento cruzado anterior cruza longitudinalmente o centro do joelho. Ele impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur, além de conferir estabilidade rotacional ao joelho.
Ligamentos são estruturas formadas por tecido fibroso (principalmente colágeno) que são responsáveis pela comunicação entre dois ossos nas articulações. Eles são responsáveis pela estabilidade das articulações e por isso sua presença é fundamental em todas as articulações.
Ligamentos multissegmentares: formam-se pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso. Ligamentos segmentares: formam-se pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ligamento iliolombar (lombossacro).
Tipos de Ligamentos
O que acontece nos minutos iniciais após a lesão do LCA A cena é marcante porque você sente dor no joelho a ponto de não conseguir apoiar o pé no chão por vários minutos a horas. Você nem cogita dar continuidade ao que estava fazendo (ex.: jogar futebol), tamanha a dor.
Causas da lesão O LCA é lesionado com muita frequência durante a prática de atividades esportivas e isso pode acontecer de várias maneiras. Pode ocorrer por trauma com contato direto do adversário sobre o joelho ou, mais comumente, durante a torsão do joelho, sem nenhum contato externo.
O ligamento cruzado anterior tem em media um comprimento de 38mm e uma espessura de 11mm, que varia em sua extensão, sendo maior na porção mais distal. Tem como principal função evitar a anteriorização da tíbia, mas participa também como estabilizador das rotações do joelho.
De maneira mais simples, existem dois conjuntos principais de ligamentos na articulação do joelho: os ligamentos colaterais medial e lateral, que correm ao longo de ambos os lados da articulação do joelho, e os ligamentos cruzados anterior e posterior, que ficam dentro da articulação do joelho.