O lazer precisa ser encarado como possibilidade de resgate cultural, um resgate da cultura do movimento. ... Os profissionais da educação são capazes de inovar e resgatar atividades tidas como antigas e introduzi-las em suas aulas através de movimentos artísticos e corporais, possibilitando um lazer lúdico e educativo.
Deve-se ressaltar o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; a possibilidade de educar para e pelo esporte e lazer. Isso significa o acesso ao conhecimento de novas práticas esportivas e de lazer e as reflexões resultantes dessas práticas.
Explicação: O lazer não pode ser confundido apenas com a prática, ele precisa estar expresso em atitudes. Sendo a Educação Física uma disciplina que trabalha com a cultura corporal do movimento, dá oportunidade aos alunos de participarem das diversas manifestações dessa cultura.
A finalidade desta Carta é informar aos governos, às organizações não-governamentais e às instituições de ensino a respeito do significado e dos benefícios do lazer e da educação para e pelo lazer. ... Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais podem ampliar ou dificultar o lazer.
Pode ter como objetivos o relaxamento, o prazer pela prática ou pela contemplação, e até mesmo contribuir para compreensão da realidade.
O estímulo através de algumas atividades de lazer e recreação permite a criança testar suas habilidades e descobrir grande parte do seu potencial. Trabalhar o lazer e a recreação com crianças possibilita os estímu- los que contribuirão tanto para o desenvolvimento físico, pessoal e intelectual.
Dumazedier (1976), "o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora ...
De acordo com Gomes (2003) existem duas correntes que dividem as opiniões sobre a sistematização do surgimento do lazer. ... No histórico do lazer há todo um contexto cultural, social e urbanístico de configuração do lócus à qual ele é inserido, principalmente nas cidades, desde a antiguidade.
Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, assinale a alternativa correta. Atividades de lazer são classificadas em físicas, manuais e de turismo. ... As atividades de lazer são, pois, desinteressadas, liberatórias e resultado das escolhas pessoais e da busca por prazer.
Recreação é uma atividade de lazer, sendo o lazer tempo discricionário. A "necessidade de fazer algo para a recreação" é um elemento essencial da biologia humana e da psicologia. As atividades recreativas são muitas vezes feitas para felicidade, diversão, passar o tempo ou prazer e são consideradas "divertimento".