O Kanban requer monitoramento contínuo. Uma atenção especial deve ser dada para evitar gargalos que possam retardar o processo de produção. O objetivo é alcançar maior rendimento com menores tempos de entrega. Com o tempo, o Kanban tornou-se um meio eficiente em vários sistemas.
Basicamente, o Kanban é uma metodologia enxuta, onde um quadro é dividido em três etapas: a fazer, fazendo e feito. As atividades do projeto são divididas em cartões que são fixados na coluna que corresponde a cada etapa. Dessa forma, a empresa tem uma ferramenta de controle de fluxo e gestão visual de tarefas.
O termo "Kanban" é de origem japonesa e significa "sinalização" ou "cartão", e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro da indústria.
Mas o que é kanban? É um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a gestão do trabalho. O termo significa "tabuleiro", e o sistema visa acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
Esse sistema funciona através de um quadro com colunas e cartões coloridos, onde as colunas representam os produtos ou os status de fabricação do produto e as cores representam o nível de urgência para a produção de cada produto.
Divisão Kanban Como o sistema visual possibilita a integração entre a gestão de estoque e a produção, ele pode ser dividido em duas partes: ... Kanban de Movimentação – Também denominado Kanban de transporte ou retirada, este processo indica a circulação física de peças entre departamentos, unidades e distribuidores.
Os dois tipos de Kanban
Kanban é um sistema de controle e gestão do fluxo de produção em empresas e projetos que usa de cartões coloridos (post-its) e também recebe o nome de gestão visual, em razão do uso de cores como sinalizadores.