Por que respiramos? O oxigênio é essencial para a vida. Nós respiramos o oxigênio do ar ambiente para os pulmões, que entra na corrente sanguínea para ajudar no bom funcionamento de nossos tecidos e órgãos.
Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.
oxigênio O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão.
Na forma de O2 (gás oxigênio), ele se torna fundamental para a vida, pois os seres vivos empregam o oxigênio num processo que libera energia para as suas atividades. ... As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue (INFO ESCOLA).
Durante o processo da respiração, quando expiramos liberamos boa quantidade de gás carbônico, que é um óxido ácido. Este gás em meio aquoso produz ácido carbônico.
A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema. Asma, ansiedade, pneumonia, insuficiência cardíaca e o uso de entorpecentes podem alterar sua frequência respiratória.
Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. ... Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.
Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.