Orador: associado ao Sol, astro emanador de luz, guarda a lei maçônica, além de ser responsável pelas peças da arquitetura.
O que significa a sigla TFA na Maçonaria?
O texto termina com a saudação maçónica "TAF" - tríplice abraço fraterno.
Quais são os símbolos da Maçonaria?
Três grandes luzes.
O Livro da Lei.
Esquadro e compasso.
Colunas.
Utensílios de pedreiro.
Avental.
Gabinete de reflexão.
Símbolos do Templo.
Qual a origem da Maçonaria?
Nascida da maçonaria operativa e dos pedreiros livres, toda sua estrutura simbólica é baseada nos utensílios dos pedreiros, construtores e arquitetos medievais. A maioria dos símbolos usados na maçonaria são utensílios de pedreiros ou símbolos de outra categoria, incorporados à ordem.
Quais são os momentos mais importantes para a Maçonaria?
Os Solstícios e os Equinócios são momentos bastante importantes para os Maçons e para a Maçonaria, que os costumam celebrar. A Maçonaria, como guardiã de antigas tradições , tem como uma de suas práticas mais antigas e tradicionais a celebração dos Solstícios e Equinócios.
Qual o símbolo mais característico da Maçonaria?
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
Quais são os graus fundamentais da Maçonaria?
Uma vez que falámos do Templo de Salomão, vamos então ver a relação do número três com a Maçonaria: Começaremos por dizer que três graus fundamentais formam a Maçonaria: O mais completo é o de Mestre, precedido pelo grau de Companheiro e o primeiro grau, por onde se começa é o de Aprendiz.