Com hábitos alimentares bem generalistas, consome desde insetos até aves e lagartos. Como toda ave de rapina, participa do equilíbrio da fauna, evitando superpopulação de roedores e aves pequenas, além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.
É uma ave de rapina, sua alimentação é carne, então ela caça aves (araras, papagaios...), macacos, preguiças, ratos, em geral no alto das árvores. Mas, ela também come peixes, cobras e lagartos.
Seu único predador é o homem.
Harpia A Harpia é a maior águia do mundo, chegando a 9kg de peso e 2,2m de envergadura. O animal é carnívoro e ocorre em florestas em bom estado de conservação.
Conheça o gavião-real: A maior águia das Américas e que desfila sua realeza pela floresta amazônica. O gavião-real, espécie Harpia harpyja, ocorre nas florestas úmidas de países da América Central e América do Sul, como é o caso do Brasil.
Geralmente habita florestas úmidas e densas, como bosques de carvalhos e pinheiros, mas também áreas arborizadas perto de assentamentos humanos. Embora essa ave predatória seja sedentária, as que vivem mais perto do Norte migram para as áreas do sul entre setembro e novembro.
Predação dos anfíbios adultos Cobras, cágados e lagartos estão entre os répteis que se alimentam de sapos adultos. Entre a mamíferos predadores de sapo estão os morcegos, furões, lontras, a jaguatirica, alguns tipos de gatos e cachorros, e guaxinins, entre outros.
Planta → Rato → Cobra → Gavião Nesse caso, consideramos a planta como produtora, o rato como um consumidor primário, a cobra como consumidor secundário e o gavião como consumidor terciário.
Harpia harpyja Estes são alguns dos nomes populares da espécie Harpia harpyja, a maior ave de rapina do Brasil. As asas deste pássaro majestoso podem chegar a ter até 2 metros de envergadura. A harpia vive em florestas tropicais entre o sul do México e o norte da Argentina, e no Brasil, ainda é encontrada na Amazônia.
Duas espécies de condor atingem 1,3 metro de comprimento Dois belos pássaros dividem o título: o condor-dos-andes (Vultur gryphus), também chamado de abutre-do-novo-mundo, e o condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus). ... No Brasil, a maior ave de rapina é o gavião-real, também conhecido como harpia (Harpia harpyja).