Além disso, pode surgir acompanhada de outros sintomas locais ou sistêmicos, como:
Para curar a dorsalgia normalmente é recomendado medicamentos do tipo anti-inflamatório não-esteroides (AINEs) e relaxantes musculares — mas sempre com orientação e recomendação médica.
A dorsalgia é a síndrome clínica caracterizada por dor na região torácica posterior. A dor nessa região pode estar relacionada às estruturas ósseas (12 vértebras torácicas), à musculatura, aos tecidos adjacentes e às vísceras intratorácicas ou intra-abdominais.
Definição: Dor aguda ou crônica localizada nas regiões posteriores do TÓRAX, REGIÃO LOMBOSSACRAL ou regiões adjacentes. Definição: Doenças que envolvem a COLUNA VERTEBRAL.
Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.
Os principais sintomas são dores na região torácica, principalmente com movimentos, nas torções e inclinações do tronco, em faixa na lateral ou até mesmo para a região do esterno. Em alguns casos, pode gerar alteração da mecânica ventilatória com dores nas inspirações e expirações profundas, tosses e espirros.
Também é possível fazer uma compressa caseira colocando um pouco de arroz dentro de uma meia. Sempre que precisar, é só esquentá-la no micro-ondas de 3 a 5 minutos e colocar na região dolorida, deixando atuar por cerca de 10 minutos.
Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
Mialgia é o termo médico para dor muscular. O sintoma pode aparecer em praticamente todo o corpo – uma vez que os músculos estão em quase todas as regiões. Geralmente, é resultado de estresse, esforço excessivo ou atividades físicas.
A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou "em facada" e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.