O filme "Quase Deuses" é baseado em uma história real e traz reflexões importantes no campo das ciências humanas, pois esboça as contradições de uma sociedade, as relações de trabalho e capital, a questão racial, o espaço urbano, o antagonismo rico e pobre numa sociedade de classes, o poder do conhecimento (ciência).
O filme "Quase Deuses" conta a história real de Vivien Thomas e Alfred Blalock, assistente e médico, respectivamente, que desenvolveram uma técnica inovadora para correção da Síndrome do Bebê Azul.
O filme "Quase Deuses" narra a história real de Vivien, falecido em 1985 e toca em pontos como preconceito, honra, amizade, superação e o conhecimento científico - acadêmico – versus o conhecimento empírico – prático.
O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas (1910-1985), afro-americano, afetado pela Grande Depressão dos EUA, que sonhava em ser médico.
Ao final da narrativa, após trabalhar vários anos como técnico de laboratório, ensinando (como se fosse um Dr.) jovens médicos, finalmente Vivien foi reconhecido, realizando seu grande sonho, recebendo então, o título de Dr.
Drama Docudrama Quase Deuses/Gêneros
Ficha técnica completaTítuloSomething the Lord Made (Original)Dirigido porJoseph SargentEstreia ( Mundial ) Outras datasDuração110 minutosClassificação12 - Não recomendado para menores de 12 anos
O conhecimento científico é visto praticamente em todo o filme, principalmente quando o Marceneiro Vivien Thomas começa a trabalhar com o médico Alfred Blalock e se interessa cada vez mais pela medicina, onde começou a estudar todos os livros que havia no local do seu trabalho.
Vivien Thomas não participava da cirurgia por questões raciais, mas mesmo assim, Blalock comprou a briga e só deu início aos procedimentos quando seu braço direito estava ao seu lado e orientando-o.
Vivien Theodore Thomas (29 de agosto de 1910 — 26 de novembro de 1985) nasceu em Nashville e foi um assistente cirúrgico norte-americano que desenvolveu os procedimentos usados para o tratamento da síndrome dos bebês azuis na década de 1940.