A Arte Gótica ou Estilo Gótico foi um estilo artístico que se manifestou, sobretudo em termos de arquitetura com a construção de monumentais catedrais, difundindo-se para a escultura e pintura. ... Vale lembrar que a arquitetura era considerada na Idade Média a mais importante das artes.
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
Principais características da arte gótica Simbolismo. Religiosidade. Dinamismo. Elevações verticais.
A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa. O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas.
Na arquitetura o Gótico vai possibilitar uma ampliação na altura das construções através de uma série de inovações técnicas, em particular o uso sistemático do arco quebrado (ogival), do contraforte e do arcobotante, que aliviaram o peso das paredes e coberturas e permitiram ao mesmo tempo ampliar as aberturas e dar ...
O estilo gótico foi uma fase da história da arte, que possuía características muito próprias com valores estéticos e filosóficos e que surgiu como resposta ao estilo românico. ... A arte gótica é marcada pela notável arquitetura de catedrais, arcos e abóbadas ogivais, formas esguias e grades vitrais.
Uso constante de vitrais; Grande quantidade de vãos e janelas, aumentando a luz do ambiente; Paredes e pilares finos e leves.
Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 13, uso de linhas radiais na traceria). Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares). Gótico flamejante ou flamboyant (França, de 14).
Uma das principais características dos vitrais é a beleza proporciona pela combinação das cores como também as formas e texturas utilizadas na sua criação, propiciando uma iluminação diferenciada aos ambientes nos quais se utilizam desta arte.
As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.