As manifestações clínicas dependem da localização do cisto e podem ser várias: dor de cabeça, tontura, convulsão ou epilepsia, déficits neurológicos como fraqueza, formigamento, déficit visual ou auditivo, dificuldade de equilíbrio e coordenação, entre outros.
O cisto aracnóide sintomático deve ser tratado com cirurgia. A cirurgia pode ser por via aberta tradicional, por endoscopia ou pela realização de uma derivação do cisto para a cavidade peritoneal (barriga) através de um catéter passado por baixo da pele.
Olá! Os cistos aracnóides são alterações benignas e que geralmente são acompanhados clinicamente. Um cisto de 2,5 (imagino que sejam centímetros) em geral não é grande, mas a sua localização dentro do cérebro pode influenciar nessa resposta.
Os cistos aracnóides são coleções de líquido localizadas entre a membrana aracnoide e o cérebro. O líquido no seu interior é o próprio líquido céfalo-raquidiano ou líquor, que envolve e protege o restante do sistema nervoso central no crânio e na coluna.
Quais os sintomasCisto localizado no cérebroCisto localizado na medula espinhalDor de cabeçaDor de costasTonturaEscolioseEnjoo e vômitoFraqueza muscularDificuldade para caminharEspasmos musculares
Os cistos na cabeça normalmente são assintomáticos, porém os cistos no cérebro podem causar alguns sintomas caso aumentem de tamanho, como:
Se o cisto aracnóide não causar sintomas, não é necessário tratamento, no entanto, deve ser monitorado periodicamente através de uma tomografia computorizada ou uma ressonância magnética, para ver se aumenta de tamanho ou se há alguma alteração na morfologia.
O cisto de aracnoide, ou cisto aracnoide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação ou após o nascimento, ficou septado, represado entre as membranas que revestem o cérebro.
Não existe propriamente um limite de tamanho. O mais importante é avaliar o tipo de cisto, sua evolução e, em alguns casos, a avaliação conjunta com marcadores sangüíneos.
Cisto epidermoide e dermoide São caracterizados pelo acúmulo de células na pele, não causam sintomas e são livres, ou seja, podem se deslocar na pele. O diagnóstico é feito a partir da avaliação das características do cisto, como tamanho, se há inchaço e se os cistos são livres.