adjetivo Que consegue impedir aderências, especialmente, em utensílios utilizados na cozinha; diz-se do revestimento que impede aderências. substantivo masculino e feminino O que impede aderências; revestimento ou material antiaderente.
As vantagens estão na facilidade para uso, já que por conta da sua superfície escorregadia, o alimento não gruda na panela quando é cozido. Além disso, essa panela é capaz de suportar altas temperaturas sem perder a sua principal forma de cozinhar. Com isso, limpar as panelas antiaderentes também se torna fácil.
Produzidas com Teflon, material que também é chamado de PTFE, essas panelas são as únicas que podem realmente ser chamadas de antiaderentes – já que o Teflon funciona de maneira semelhante a uma película, que possibilita que os alimentos não grudem. Esse material é seguro, porém, só até atingir 260 graus Celsius.
Populares por permitirem o uso de pouco óleo, as panelas antiaderentes devem passar por um processo de preparação antes de serem inauguradas. Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco.
Melhores panelas antiaderentes do mercado em 2021
Alguns acessórios de metal ou pontiagudos ferem a superfície antiaderente, prejudicando seu uso por mais tempo. Alguns materiais são mais indicados para cozinhar nessas panelas, como colheres de madeira, espátulas de silicone, nylon ou plástico.
Esse tipo de panela também não é indicado para alimentos e receitas com cozimentos muito longos ou temperaturas muito altas. As panelas antiaderentes são próprias para o preparo de alimentos com pouca gordura e que não precisam de muito tempo de cozimento.
Melhores panelas antiaderentes do mercado em 2021
Depois que a panela secar, regue com um pingo de óleo de cozinha e leve ao calor por 5 minutos. Deixe esfriar novamente e a panela estará pronta para uso. Alguns acessórios de metal ou pontiagudos ferem a superfície antiaderente, prejudicando seu uso por mais tempo.