A intoxicação por benzodiazepínicos pode causar reações paradoxais, incluindo excitação, ansiedade, agressividade e delírio, embora sejam incomuns. As reações paradoxais podem ocorrer mais em crianças hiperativas e em pacientes psiquiátricos.
Os benzodiazepínicos agem no sistema de neurotransmissão gabaérgico, facilitando a ação do GABA. Como esse neurotransmissor é inibitório, essas drogas acentuam os efeitos inibitórios do sistema nervoso central, provocando efeito depressor.
A síndrome causada pela retirada abrupta da medicação pode ser responsável por uma série de sintomas como dor de cabeça, cansaço, insônia, tremor, diminuição da concentração e ansiedade.
Dentre Os principais efeitos colaterais dos benzodiazepínicos pode- se ressaltar: a diminuição da atividade psicomotora, o prejuízo da memória, tonteira e zumbidos e reação paradoxal (excitação, agressividade e desinibição). Não menos importante é o risco desenvolvimento de tolerância e dependência.
O uso simultâneo de álcool e benzodiazepínicos é uma interação grave, pois o álcool aumenta a absorção destes fármacos, fazendo com que os efeitos ansiolíticos dessas drogas sejam aumentados, podendo levar uma pessoa a insuficiência respiratória e ao coma, e em certos casos até a morte.
Os benzodiazepínicos têm qualidades que podem ajudar a reduzir a ansiedade e as convulsões, relaxar os músculos e induzir o sono. O uso a curto prazo desses medicamentos geralmente é seguro e eficaz. No entanto, o uso a longo prazo é controverso devido ao potencial de tolerância, dependência e outros efeitos adversos.
O mecanismo de ação se dá pelo aumento da transmissão de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com receptores BZDs exclusivos no cérebro, através da facilitação da abertura de canais de cloreto, o que provoca a hiperpolarização da ...
Esses medicamentos atuam na neurotransmissão no Sistema Nervoso Central (SNC), que é o sistema de sinais químicos que o cérebro utiliza para regular suas próprias funções. Os ansiolíticos potencializam a ação o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico). Isso resulta em um efeito inibitório sobre o SNC.
Como fazer a retirada de um benzodiazepínico?
A superdose de benzodiazepínicos, em geral, se manifesta por depressão do sistema nervoso central, em graus distintos, desde sonolência, hipotensão (pressão baixa), ataxia (falta de coordenação motora), disartria (dificuldades na fala) e nistagmo (movimentos anormais dos olhos),Coma, depressão respiratória e diminuição ...