A ação não se limita somente à abstinência de comer ou beber, mas também de todas as coisas más, maus pensamentos ou maus atos. O jejuador deve ser indulgente se for insultado ou agredido por alguém, deve evitar todas as obscenidades, ser generoso, bem mais do que os outros meses e aumentar a leitura do Alcorão.
Todos os muçulmanos devem cumprir o jejum do Ramadã a partir da adolescência, com exceção de quem está em viagem, mulheres grávidas e mães que estejam amamentando, além de crianças, idosos e pessoas doentes.
O calendário islâmico é baseado no ciclo lunar e, o Ramadan, é o nono mês do ano. O ano islâmico compõe-se de 12 lunações de 3 dias, ou seja, 10 dias a menos que o calendário gregoriano. Por isso, o Ramadan não equivale a nenhuma data específica do calendário gregoriano, adiantando-se - todo ano - 10 dias.
Como o Ramadã é feito? Os muçulmanos se abstêm de comer e beber do amanhecer ao anoitecer durante todo o mês do Ramadã. Um único gole de água ou uma baforada de cigarro seria suficiente para invalidar o jejum. No entanto, estudiosos muçulmanos dizem que não basta evitar alimentos e bebidas durante o dia.
Um dos cinco pilares do islã, o Ramadã proíbe todo muçulmano de comer, beber, fumar ou ter relações sexuais entre a alvorada e o pôr do sol.
Ramadã ou Ramadan é o nono mês do calendário islâmico. Em 2021, ano 1442 no calendário islâmico, começa em 13 de abril e termina em 12 de maio. Trata-se de um mês sagrado para os muçulmanos, reservado ao jejum para a purificação e renovação de sua fé.
O ramadã marca o período do ano em que, segundo a tradição islâmica, o profeta Maomé recebeu suas revelações divinas, no século 7. Para celebrar a chegada de suas leis religiosas, muçulmanos jejuam do nascer ao pôr-do-sol.
Os muçulmanos podem comer carne, peixe, legumes e frutas, desde que não sejam cozidos em gordura de porco ou tenham carne de porco misturada a eles. Além disso, é proibido aos muçulmanos comer carne que não seja abatida de acordo com a lei islâmica.
Ramadã ou Ramadan é o nono mês do calendário islâmico. Em 2021, ano 1442 no calendário islâmico, começa em 13 de abril e termina em 12 de maio. Trata-se de um mês sagrado para os muçulmanos, reservado ao jejum para a purificação e renovação de sua fé.
Jejum normal: a pessoa que jejua não come nada, apenas bebe água. Jejum parcial: durante esse jejum, a pessoa faz apenas uma refeição por dia. Jejum de doces: é o jejum feito por pessoas que não podem ficar sem ingerir alimentos, por isso ficam sem comer doce, abrindo mão de algo que gostam muito.