Já o nome translação é dado ao movimento que a Terra e os outros planetas fazem ao redor do Sol ou ao redor do centro do sistema em que estão inseridos. Logo, temos que a Terra executa uma composição de movimentos: translação e rotação.
Órbita estável ao redor do sol - Para que a órbita seja estável, a soma da velocidade tangencial e da força da gravidade deve coincidir com o traçado da órbita. Quando isso acontece, o corpo vai girar indefinidamente em torno do astro central.
Oito planetas giram em torno da estrela chamada Sol. São eles, do mais próximo ao mais distante do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e por todos os astros que orbitam ao seu redor, entre eles os oito planetas.
Aprendemos na escola que a Terra se move de duas formas. A rotação é o giro em torno de si mesma, o que produz o dia e a noite. Já a translação é o movimento em torno do Sol, responsável pelas estações do ano. Mas, nosso planeta também se movimenta de outras formas, como a precessão.
Desde a antiguidade sabemos que, além de se moverem em relação às estrelas, os planetas não apresentam um movimento aparente regular. Ora os planetas se movem na mesma direção do Sol e da Lua (movimento direto), ora se movem na direção oposta (movimento retrógrado).
Movimentos dos Planetas O "movimento de rotação" designa o movimento que os planetas realizam em torno do seu próprio eixo (equivale ao tempo de 1 dia). Já o "movimento de translação" define o movimento que os planetas realizam em torno do sol (equivale ao tempo de 1 ano). Leia mais sobre os Movimentos da Terra.
Sim, todos os planetas giram em torno do sol por conta de uma força gravitacional. A Lua, porque existe uma sincronia entre o tempo que ela leva para dar a volta em si mesma (sua rotação) e o tempo necessário para dar uma volta completa ao redor da Terra, movimento chamado de translação.
Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha. ... Foi justamente dessas trombadas que nasceram os movimentos de rotação.
Juntamente com a Terra, existem outros planetas que se encontram na órbita do Sol, são eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neturno (obs. Plutão deixou de ser considerado um planeta desde 24 de agosto de 2006).
Mercúrio Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². Embora seja pequeno, é o planeta mais próximo ao Sol, por isso é o mais quente.