Mapas econômicos: são mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma região etc.
"Mapas são uma representação gráfica reduzida complexa ou simplificada de uma determinada área geográfica, zona, percurso, local ou objecto."
Mapa econômico representa características referentes à produção e à circulação de riquezas, como recursos minerais, agropecuários, industriais, energéticos. Os temas que podem ser representados são: localização de Indústrias, atividade agropecuária, recursos minerais, produção de energia e meios de transporte.
A simbologia dos mapas confere às representações os seus significados, auxiliando o processo de comunicação. ... Dessa forma, eles devem apresentar alguns elementos básicos para instrumentalizar e facilitar essa comunicação, tais como o título, a escala, coordenadas de localização e a orientação.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem. ... Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.
Alguns mapas são tão comuns que uma criança os reconheceria. Entretanto, outros são usados apenas por profissionais de áreas especializadas. Entre os tipos mais comuns podemos citar os mapas políticos, físicos, topográficos, climáticos, econômicos e temáticos.
Trata-se de uma representação gráfica e métrica de uma porção de território sobre uma superfície bidimensional, geralmente plana, embora também possa ser esférica como é o caso dos globos terrestres.
Os mapas são representações cartográficas de uma dada área do espaço. Eles possuem a função de representar em um plano uma determinada localidade da superfície, apresentando um ou vários de seus aspectos. ... A primeira grande importância dos mapas é, sem dúvidas, a localização.