A friagem é um evento recorrente no centro-oeste e norte do Brasil, caracterizada por uma acentuada queda da temperatura devido a passagem de uma forte massa de ar polar capaz de atingir a região, que dura aproximadamente de cinco a seis dias.
04) A Massa Tropical Continental (mTc), por ter sua origem na depressão do Chaco, no Paraguai, local com baixas temperaturas e muita umidade, atua, principalmente, nos estados do Acre e Rondônia, provocando o fenômeno local conhecido como "friagem".
A queda das temperaturas será mais notória no Cone Sul e no vale do Guaporé, com possibilidade também de fortes rajadas de ventos, devido ao grande choque térmico entre a massa de ar quente que ainda predomina sobre o Estado e o ar frio que acompanhará o sistema frontal.
A queda nos termômetros é fruto de uma massa de ar polar com atuação do La Niña, que intensifica as características do inverno nas regiões mais frias do país.
A friagem é a chegada de massa de ar polar, trazendo baixas temperaturas e possivelmente chuva, e causa uma oscilação brusca de temperatura. ... Com a friagem é preciso ficar atento aos períodos de plantação. Geralmente ela ocorre entre os meses de maio a agosto.
"Esse frio vai ficar oscilando entre o dia 29 a 31, quando teremos um frio maior.
Massa Polar (Atlântica): A massa Polar Atlântica (mPa) é a massa de ar mais fria e úmida que atinge todo o país durante o inverno, uma vez que ela surge do polo sul, trazendo ventos frios que alcançam diversas regiões do país, sobretudo, o sul e o sudeste, causando queda na temperatura.
A média anual da temperatura do ar gira em torno de 24 °C e 26 °C, com temperatura máxima entre 30 °C e 35 °C, e mínima entre 16 °C e 24 °C. As temperaturas médias do mês mais frio e mais quente aumentam do sudeste em direção ao extremo norte em torno de 1 °C a 2 °C, respectivamente.
Vilhena – Wikipédia, a enciclopédia livre.
As frentes quentes ocorrem quando uma massa de ar quente empurra uma massa de ar frio. As massas de ar quente tendem a passar por cima das massas de ar frio e, na região de contato entre elas, ocorre a condensação da água (passagem da água em estado gasoso para o estado líquido) formando as nuvens e chuvas.