A Coluna de Trajano (em latim: Columna Traiana; em italiano: Colonna Traiana) é um monumento em Roma construído sob a ordem do Imperador Trajano, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os dácios.
A Coluna de Trajano pertence á tipologia da arquitectura comemorativa romana e pensa-se que tenha sido inspirada nos obeliscos egípcios. É um monumento urbanístico, simultaneamente arquitectura e escultura, que teve a função de assinalar um momento histórico, conferindo-lhe um carácter documental e honorífico.
Com 38 metros de altura, talhada em mármore e dotada de um friso em espiral esculpido com 155 cenas, a Fabulosa Coluna de Trajano é um diário de guerra que paira sobre Roma, a história de um triunfo sobre um rival feroze aguerrido.
113 d.C. Coluna de Trajano/Inauguração
Trajano foi um imperador romano que governou entre os anos de . Ele fazia parte da dinastia nerva-antonina, que, ao contrário das demais, não estava baseada em relações de parentesco e seus membros não estavam ligados por laços sanguíneos.
Uma coluna triunfal é um monumento na forma de uma coluna, erigida para comemoração da vitória numa guerra, batalha ou revolução. A coluna assenta sobre uma base e é coroada com um símbolo de vitória, como uma estátua.
Como comemoração pela vitória do Império Romano sobre Dácia, foi construído uma coluna decorada com relevos que narravam às campanhas de Trajano naquele território, como forma de exaltação do poder Romano.
A estrutura era construída em formas de arcos capazes de aguentar o peso. Os condutores eram feitos de tijolos e revestidos internamente por cimento, o que costumavam chamar de canalis. A água chegava nas proximidades das cidades e era despejada em reservatórios denominados castellum.
Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.
Em 113, Trajano começou uma guerra vitoriosa contra o Império Parta. Armênia, Assíria e Mesopotâmia foram integradas no Império Romano. Este alcançou, com estas conquistas, sua máxima extensão.