A primeira – e mais simples – é a utilização de detergente comum e água morna. Para paredes com manchas mais complexas, utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Nos dois casos utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio. Faça movimentos leves, evitando retirar a pigmentação.
Coloque a roupa de molho Em um balde com água, coloque um pouco de sabão em pó ou, melhor ainda, um produto específico, como os da OMO. Deixe a peça imersa em uma mistura de ½ colher dosadora do produto com 4 litros de água quente por até uma hora.
Você pode utilizar uma escova de dentes velha para te auxiliar nos movimentos de esfregar. Se ainda assim a mancha de açaí persiste, prepare uma mistura de 1 litro de água morna com 1/4 do medidor padrão de Vanish em pó. Coloque a roupa manchada na mistura e deixe agir por 30 minutos.
Como tirar manchas de frutas com limão No caso de manchas mais resistentes, como as de açaí, uva ou pitaya, por exemplo, o limão funciona como um excelente tira-manchas. Aplique algumas gotas de limão sobre a nódoa, esfregue e coloque para lavar da maneira que você já tem costume.
Outro truque muito eficaz para tirar manchas de óleo das paredes é misturar 1 colher de bórax e 1 colher de detergente em 2 litros de água morna. Mexer bem e umedecer uma esponja suave não abrasiva. Esfregue a mancha de óleo fazendo movimentos circulares muito suaves.
Use uma espátula Para tirar os pedaços da massa corrida, utilize uma espátula ou qualquer utensílio de plástico. Nunca use produtos de ferro ou metal que possam agredir o piso ou a parede. Prepare a mistura para limpeza Faça uma mistura de saponáceo cremoso, também conhecido como sapólio, com vinagre branco e água.
Alguns cuidados: para remover a nódoa de uma peça de vestuário, também recomendamos que a deixe de molho, num alguidar, durante algumas horas, com detergente líquido ou em pó e um pouco de água. Esta técnica ajuda a amolecer a sujidade que se agarrou à fibra do tecido, facilitando a sua remoção.
Dica 1. Em um panela ferva água suficiente para cobrir as roupas brancas. Acrescente sabão em pó até a água ficar azul, insira 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe de molho por aproximadamente 6 horas. Após esse período, lave a roupa normalmente. Caso seja na lavadora utilize o ciclo longo.
Experimente aplicar 1 colher de vinagre branco sobre a mancha e espere agir por 20 minutos. Enxague normalmente e repare se a mancha saiu. Se ela ainda persistir, repita o mesmo procedimento substituindo o vinagre branco por álcool. No caso das roupas brancas, a água sanitária pode ser a solução mais fácil.
O sumo de limão também é muito eficaz para remover uma nódoa de cereja de uma camisa, por exemplo. De seguida, usando um pano, aplicar um pouco vinagre. Para tecidos delicados de cor, recomendamos lavar a nódoa com vinagre branco e lavar imediatamente depois com água.