a) Nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo: isso significa que a humanidade nasce do mundo porque é parte dele, porque ao igual que os demais é um ser que vive no mundo e para o mundo, pois nó há nada más que a existência do viver.
É impossível que o homem seja livre em algumas ações e determinado em outras. E ele quis dizer que tem seu livre-arbítrio para fazer o que quiser, mas desde que não prejudique o próximo. Maurice Merleau-Ponty, era um filósofo fenomenológico francês, fortemente influenciado por Edmund Husserl.
Através dele, indicava-se que o homem não poderia escolher algo, pois tudo na verdade já estava pré-determinado. Contudo, a frase vai mais além e afirma que somos donos de nossas próprias escolhas e o futuro pode ser mudado a cada instante com nossas ações do presente.
Podemos entender o pensamento de Sartre e Merleau-ponty quando apresentam que somos "seres em situação" da seguinte. ... A verdade está voltada para compreender e interpretar a situação na. qual nasceu. A verdade está na ocultação e dissimulação da realidade.
c) "sou livre, não a despeito ou aquém dessas motivações, mas por seu meio." Respostas: a) Liberdade não é algo que você ganha, é algo que você adquire através das suas ações no mundo. Você não tem escolha por optar para nascer, você apenas aceita isso.
O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty exercitou em sua teoria reflexões sobre a fenomenologia, movimento filosófico segundo o qual, assim que algo se revela frente à consciência humana, o Homem inicialmente o observa e o percebe em completa conformidade com sua forma, do ponto de vista da sua capacidade perceptiva.
Merleau-Ponty (1945/1994) apresenta uma crítica ampla e rigorosa à compreensão positivista da percepção por meio da revisão do conceito de sensação, sua relação com o corpo e com o movimento. ... Nesse sentido, a percepção é o ato pelo qual a consciência apreende um dado objeto, utilizando as sensações como instrumento.
"O que é então a liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do mundo. O mundo está já constituído, mas também não está nunca completamente constituído. Sob o primeiro aspecto, somos solicitados; sob o segundo, somos abertos a uma infinidade de possíveis." MERLEAU-PONTY, Maurice.
Portanto, enquanto Sartre nos condena à vacuidade da consciência, Merleau-Ponty o atualiza, sugerindo: se, fenomenologicamente, Sartre suscita o inacabamento necessário à existência humana, metafisicamente, toma a mundaneidade como resultado de um ato deliberativo.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.