No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. ... O complô resultou no assassinato do imperador a punhaladas pelo grupo de senadores. Na hora da morte, Júlio César reconheceu o filho entre os seus algozes e proferiu a frase. "Até tu, Brutus, filho meu?".
, dita em um famoso episódio da Idade Antiga. O imperador romano Júlio César foi assassinado em função de um complô, que incluía seu filho adotivo Marcus Brutus. Na hora de morrer, Júlio César reconheceu o filho entre seus assassinos e disse a célebre frase: "Até tu, Brutus, filho meu?".
No dia 15 de março de 44 a.C., foi assassinado com 23 facadas, nas escadarias do Senado, por um grupo de 60 senadores, liderados por Marcus Julius Brutus, seu filho adotivo, e Caio Cássio.
Entre os conspiradores que assassinaram César estava Marcus Junius Brutus. O ditador tinha grande consideração por este senador, filho de Servília, uma conhecida patrícia que fora amante de César quando jovem. É provável, inclusive, que Brutus fosse filho de César.
Significado de brutus: Qualidade daquilo que é rude, maléfico, indiferente, pirulita.
Júlio César morreu assassinado em 15 de março do ano 44 a.C. por uma conspiração dirigida por Cássio e Brutus (senadores romanos), que alegaram que César era um tirano. César foi um militar e político cuja ditadura pôs fim à República em Roma (Roma, 100-44 a.C.).
Quinto Servílio Cepião, o Jovem Marco Júnio Bruto, o Velho Marco Júnio Bruto, o Jovem/Pais
Marco Júnio Bruto (em latim: Marcus Junius Brutus; Roma, 85 a.C. – Filipos, 42 a.C.), foi um patrício, líder político de orientação conservadora republicana romana, e militar romano.
Caio Júlio César (pretor em 92 a.C.)Caio Júlio CésarPeríodovitalícioDados pessoaisAlcunha(s)CésarNascimento140 a.C. Roma, República Romana
AugustoAugusto de Prima PortaImperador romanoReinado16 de janeiro de 27 a.C. a 19 de agosto de 14 d.C.Antecessor(a)Júlio César (como ditador)