Quando usada por Jesus, era sem dúvida reminiscência de Dn 7:13-14, onde o Filho do homem recebe o seu domínio eterno. O título "Filho do homem" assegura-nos que o Filho de Deus, na verdade, veio viver na Terra como um homem entre os homens a fim de que Ele pudesse morrer por nós.
O Novo Testamento chama Jesus de "Filho Único de Deus" João 1:8, I João 4:9), "Seu próprio Filho" Romanos 8:3). Também refere-se a Jesus simplesmente como "o Filho", especialmente quando "o Pai" é usado para se referir a Deus, como nas frases "do Pai e do Filho", "o Pai e também o Filho".
O Senhor chamou a Ezequiel para ser um profeta e servir como atalaia para alertar, reprovar e chamar toda a casa de Israel ao arrependimento (ver Ezequiel 2:3–7; Ezequiel 3:17).
De acordo com a tradução bíblica para o português da Nova Versão Internacional Almeida, são 1273 citações do Santo Nome de Jesus.
Jesus disse a Nicodemos: "Ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu - o Filho do Homem [que está no céu]" (João 3:13). ... Se o Filho do Homem desceu do céu e subiu ao céu, ele já deveria ter estado anteriormente aqui na Terra.
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.
Ser Filho de Deus é vestir o Espírito de Deus, como Jesus nos mostrou. ... Portanto, o significado da trindade não se limita a Jesus Cristo, mas se aplica a todos nós, que, acolhendo o Espírito Santo de Deus, segundo o exemplo de Cristo, nos tornamos Filhos de Deus, nosso Pai celestial.
Deus o Filho é uma das pessoas da Santíssima Trindade - "Deus o Pai, Deus o Filho, Deus o Espírito Santo".
Em Ezequiel 2: 1, o profeta Ezequiel ouve a voz de Deus suavemente dizendo: 'Filho do homem, põe-te em pé e falarei contigo'.
A expressão filho do homem (ben Adam, בן אדם), literalmente filho de Adão, é utilizada comumente no Judaísmo e no idioma hebraico em geral para denotar um ser humano, uma pessoa; o plural (bnei Adam, בני אדם) é utilizado para humanidade.