Durante o século V o reino Yamato alcança seu maior poderio e atinge seu desenvolvimento máximo. Nessa época foram construídos os principais Kofun, além de sistemas complexos de irrigação e o estabelecimento de formas complexas de controle político.
Yamato Nadeshiko (大和撫子) é como os japoneses se referem a uma mulher com atributos que são considerados tradicionalmente desejáveis na perspectiva dos homens da sociedade; geralmente atribuído a pessoas com educação tradicional. É um assunto vasto, mas com uma complicada estética japonesa.
Tanto Nippon quanto Nihon significam, literalmente, "origem do sol", isto é, onde o sol se origina, e são muitas vezes traduzidos como a Terra do Sol Nascente. Esta nomenclatura vem de correspondência imperial com a Dinastia Sui chinesa e refere-se a posição do Japão ao oriente em relação à China.
A palavra japonesa kofun refere-se ao tipo de túmulo que data dessa era. O período Kofun e o subsequente período Asuka algumas vezes são chamados coletivamente de período Yamato.
Yamato escreve-se geralmente como "大和". No entanto, estes dois caracteres podem, também, ser lidos como "Daiwa" ou "Taiwa", de modo que "Yamato" é usado, de forma errada, para designar ainda: Yamato, cidade japonesa na província de Hiroshima. Yamato, cidade japonesa na província de Shimane.
Tanto Nippon quanto Nihon, literalmente significam "origem do sol" e muitas vezes são traduzidos como a "Terra do Sol Nascente". Esta nomenclatura vem das missões do Império com a dinastia chinesa Sui e refere-se a posição a leste do Japão em relação à China.
Para japoneses nativos, chamar alguém pelo seu primeiro nome é uma grande familiaridade com a pessoa, reservada para grupos de parentes ou colegas íntimos. É por isso que o sobrenome é o primeiro a ser dito seguido do nome para se apresentar face a um japonês.