Resposta: O pan-americanismo ou hispano-americananismo foi um movimento que visava unificar todos os territórios da América espanhola, formando um só Estado.
A proposta pan-americanista fracassou porque houve a oposição dos Estados Unidos e Inglaterra. Estes não viam com bons olhos o surgimento de um Estado assim tão grande e forte, capaz de se opor a eles. Também o Brasil sequer compareceu ao Congresso do Panamá, posto que era governado por um monarca.
O Bolivarismo representa a visão pan-americana concebida por Simon Bolívar (1783-1830), venezuelano que dirigiu a luta pela independência da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. ... Essa idéia de união das sociedades americanas, Bolívar apresentara antes mesmo da Carta da Jamaica.
O Pan-americanismo está diretamente vinculado à política exterior norte-americana, e emerge paralelo a um aumento das contradições sociais em aquele país. O Latino-americanismo se desenvolveu em uma dialética de avanços e retrocessos, de maneira desigual nos diferentes países latinoamericanos.
Recebeu o nome de Operação Pan-Americana (OPA) uma iniciativa da diplomacia brasileira, sob o governo de Juscelino Kubitschek e que tinha como objetivo unir todos os países do continente americano em torno de um projeto de desenvolvimento social e econômico de todo o continente, combatendo assim a pobreza, o ...
Para Bolívar, as ex-colônias deveriam se organizar numa única grande república federativa, unidas sob um mesmo governo, mais ou menos nos moldes dos Estados Unidos.
Esse movimento tinha como intenção primordial promover o intercâmbio cultural, científico, político e econômico entre os países do continente americano. Retomado di- versas vezes ao longo da história sob o comando de va- riados líderes, o pan-americanismo se consolidou como política externa governo norte-americano.
O recém-formado Império Brasileiro não tinha interesse em apoiar os ideais liberais e republicanos oferecidos por Simon Bolívar. Ao mesmo tempo, não tinha interesse em dar fim à escravidão no país, tendo em vista o interesse central que os latifundiários brasileiros tinham na manutenção da ordem escravocrata.
O pan-americanismo ou hispano-americananismo foi um movimento que visava unificar todos os territórios da América espanhola, formando um só Estado.
No caso de Simon Bolívar e sua proposta de Pan-Americanismo, vinha principalmente o interesse político de união entre todos os países da América latina, que falavam linguas latinas.