Tipo de organização social em que a autoridade é exercida pelas mulheres.
A hipótese matriarcal surgiu em 1861, quando o suíço Johann Bachofen sugeriu a existência de sociedades matriarcais na pré-história. Suas idéias influenciaram fortemente antropólogos e arqueólogos do final do século 19 e começo do século 20.
Matriarcado seria um sistema social no qual a mãe ou a mulher exerce autoridade absoluta sobre a família ou um grupo; por extensão, matriarcado, também pode ocorrer quando uma ou mais mulheres (como num conselho) exercem poder sobre uma comunidade.
Sociedade matriarcal é uma forma de sociedade na qual o papel de liderança e poder é exercido pela mulher e especialmente pelas mães de uma comunidade. A etimologia de matriarca deriva do grego mater ou mãe e archein (arca) ou reinar, governar.
A sociedade patriarcal é baseada na liderança do pai, homem, sobre a família, já a sociedade matriarcal é baseada no comando da mãe sobre a família.
O termo matriarcado designa sociedades que foram social, econômica, política e culturalmente criadas por mulheres. Um dos estudos pioneiros sobre matriarcado é de Johan Jakob Bachofen, de 1861, intitulado "O matriarcado: uma investigação sobre a gineocracia no mundo antigo". ...
Nas urnas funerárias em que eram sepultadas as mulheres aparecia uma série de desenhos, ausentes nas urnas masculinas. Isso sugere aos cientistas que a organização dessa sociedade se dava pelo matriarcado. ... Os padrões na cerâmica refletem a divisão da sociedade em subgrupos.