O expansionismo alemão manifestava a ideologia nazista, que, após ascender ao poder em 1933, procurou formar um império (chamado Terceiro Reich) no que era chamado de Lebensraum, ou "espaço vital", uma área da Europa que, por suposto, pertencia historicamente aos germânicos.
O que contribuiu para o expansionismo alemão? No território que hoje chamamos de Alemanha, em 1848, ocorria a Primavera dos Povos. ... Nesse contexto a Prússia foi a responsável por unificar o território alemão. Para isso a nação fez essa unificação através de três guerras: contra a Dinamarca, Áustria e França.
O primeiro passo para que a ideia do "espaço vital" fosse implementada seria o fortalecimento militar da Alemanha. No entanto, a militarização desse país estava proibida pelo Tratado de Versalhes, imposto pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial.
Sudetos ou Sudetas é uma cadeia de montanhas na fronteira entre a República Checa a Polônia e a Alemanha. Por metonímia, o termo designa também as populações de origem alemã dessas regiões.
O expansionismo nazista seria o fator determinante para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O avanço dos países do Eixo constituía uma ameaça aos interesses das grandes potências da época: Grã-Bretanha, França, URSS e EUA. Mas nenhuma delas opôs uma resistência efetiva.
Derrota do Eixo (1944-1945): nessa fase, o Eixo estava em decadência. A Itália foi invadida; Mussolini, deposto; os alemães e japoneses passaram a ser derrotados sucessivamente e ambos os países entraram em colapso.
A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.
A Política do Apaziguamento foi uma política estratégica que evitava conflitos militares contra os nazistas adotada pela Inglaterra, França e seus aliados após a ascensão de Hitler. ... Isso se deu de fato a partir de 1938, quando a Hitler anexou a Áustria e começou a investir no militarismo.
A Segunda Guerra Mundial na Europa Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu grande parte da Europa empregando uma nova tática denominada "Blitzkrieg" (guerra relâmpago). Esta estratégia envolvia um grande número de aviões, tanques e unidades de artilharia agindo em conjunto.