Destino Manifesto foi uma expressão cunhada pelo jornalista John Louis O'Sullivan, em 1845, quando os americanos estavam ocupando o Oeste. A expressão se refere ao fato dos Anglo-Saxões acreditarem que seria sua missão expandir sua civilização e instituições ao longo do território norte-americano.
A doutrina do "Destino Manifesto" é uma filosofia que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos foi eleito por Deus para comandar o mundo, sendo o expansionismo geopolítico norte-americano apenas uma expressão desta vontade divina.
A expansão territorial dos Estados Unidos foi iniciada logo após o fim da Guerra de Independência travada contra os ingleses entre 1776-1781. ... Depois de assegurada a independência, os americanos iniciaram uma rápida ocupação dessas terras à custa da vida de milhares de indígenas.
Destino Manifesto foi a doutrina utilizada pelos Estados Unidos para expressar a crença de que Deus era responsável pelo expansionismo norte-americano. ... Logo, a ideia era que as pessoas começassem a enxergar a superioridade e progresso dos Estados Unidos e despertassem desgosto por suas próprias pátrias.
Os objetivos da Doutrina Monroe eram o fim do colonialismo, a reafirmação das independências das antigas colônias europeias e a expansão territorial. Monroe sintetizou sua doutrina na seguinte declaração: "América para os americanos".
Historicamente, o Destino Manifesto acabou por justificar a tomada dos territórios mexicanos e o processo de perseguição e extermínio de várias comunidades indígenas.
A "Doutrina Monroe", criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso. Sintetizada na frase "A América para os americanos", defendia o direito à soberania das nações e era contrária a qualquer intervenção européia no continente americano.
A Marcha para o Oeste foi um projeto criado durante a ditadura varguista do Estado Novo com o objetivo de promover a integração econômica e incentivar a povoação de vastas áreas no Centro-Oeste e Norte brasileiros, que eram pouco povoadas e estavam à margem na economia brasileira.
Após a anexação do Texas, o próximo objetivo dos EUA seria a compra dos territórios de Novo México e Califórnia, esta última devida principalmente aos portos existentes no Pacífico e pelos milhares de americanos que se haviam instalado na Califórnia.
A Marcha para o Oeste nos Estados Unidos se caracterizou pela expansão territorial em direção ao Pacífico, na segunda metade do século 19. Este crescimento foi obtido através de guerras, compras de território e leis que favoreceram a migração interna.