O bandeirismo foi um movimento expansionista desenvolvido pela população de São Paulo de Piratininga deslocando-se para o interior da colônia, durante boa parte do século XVII.
substantivo masculino Participante de uma bandeira ou expedição destinada a explorar minas ou apresar índios.
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
Patrocinados por fazendeiros ou comerciantes, os bandeirantes partiam para descobrir novas terras, arranjar escravos e descobrir depósitos minerais. Eram viagens arriscadas, e muitas vezes sangrentas, organizadas para explorar o território brasileiro à procura de riquezas minerais, novas terras e escravos.
Bandeirismo de Preação (ou apresamento): o objetivo era a captura dos índios com o fim de escravidão. O Bandeirismo de Contrato: o objetivo era recapturar escravos fugitivos e destruir quilombos.
Significado de Apresamento Expedições que, durante o Brasil Colônia, tinham o objetivo e capturar e aprisionar índios.
3 sinônimos de bandeirantes para 2 sentidos da palavra bandeirantes: 1 sertanistas. 2 precursores, pioneiros.
- Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos. Explicação: - Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. ... - As expedições de bandeirantes organizadas por particulares eram conhecidas como Bandeiras.
Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". Essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos crueis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios. ...