CBJJ. Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.
Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.
A saudação ou expressão mais ouvida dentro de um dojô é a expressão "OSS !" ou "OSU!". Muito comum em posts nas redes sociais e utilizada até no dia a dia entre os lutadores, em diversos momentos, escutamos essa palavra, de origem japonesa. Esses dois caracteres, juntos, significam "perseverança sob pressão".
Faixa Branca: O branco é um símbolo do nascimento. Isso significa que o indivíduo vestindo ela está começando a ganhar conhecimento. Faixa Amarela: Os alunos que aprenderam um pouco sobre artes marciais usam faixa de cor amarela. ... Faixa verde: Esta faixa é dada aos estudantes que têm dominado o nível laranja.
O Jiu-Jitsu brasileiro ou, lá fora, o Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ (grafado também como jujitsu ou jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. ... Daí seu sinônimo literal, "arte suave".
Jiu Jiteiro (coloquial).
Isso não é uma coincidência; enquanto o jiu-jitsu é frequentemente associado com o Japão – e de fato é onde suas raízes estão – o Brasil e os brasileiros tiveram um papel fundamental na sua transformação tal como ele é hoje. Tanto que, no exterior também, é muitas vezes chamado de Brazilian jiu-jitsu, ou BJJ.
O Jiu-Jitsu é originalmente japonês e chegou ao Brasil no início do século XX. Ele foi trazido ao país por Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma. ... Gracie não só dominou o Judô de Maeda, como modificou completamente o estilo que aprendeu com o mestre japonês.
Segundo registros históricos, a origem da expressão "arte marcial" vem da cultura ocidental. O termo refere-se, mais especificamente, às habilidades de guerrear e de lutar ensinadas ao homem por Marte, deus greco-romano da guerra. Surge a partir daí o nome marcial.