Abertura política no Brasil ocorreu de forma lenta e gradual O período de Distensão da Ditadura Militar, configura-se com o início da abertura política e da diminuição da repressão do governo ditatorial no país.
Détente é uma palavra francesa que significa distensão ou relaxamento. O termo tem sido usado em política internacional desde a década de 1970.
Abertura lenta, gradual e segura O slogan que marcou a abertura política foi cunhado durante o governo Geisel, que pretendia realizar o processo de retorno à democracia de forma "lenta, gradual e segura". Lenta porque não havia consenso nas Forças Armadas quanto à abertura política.
A abertura política foi o processo de liberalização do regime militar que governou o Brasil entre 19. Esse processo teve início em 1974, durante os governos Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985), terminando em 1988 com a promulgação da nova Constituição.
Segundo o governo militar, a Lei teria como objetivo dar igualdade aos candidatos e partidos políticos no tempo de sua apresentação aos brasileiros, já que nem todos os partidos proviam do dinheiro necessário para conseguir, na televisão e no rádio, o mesmo tempo que os demais.
Apelidadas de "obras faraônicas" pela imprensa da época, neste período foram construídas a rodovia Transamazônica (BR-230), as hidrelétricas de Tucuruí, Balbina e Itaipu (a maior do Brasil), a ponte Rio-Niterói, as usinas nucleares de Angra, a Ferrovia do Aço e o projeto de minério de ferro de Carajás e de celulose de ...
Você sabe o que foi a Guerra Fria? Ela foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). ... Por isso o nome: Guerra Fria, ou seja, o conflito não chegou a "esquentar" e ir para o campo de batalha.
Segundo o próprio presidente-ditador Ernesto Geisel, era um processo "lento, gradual e seguro" que pretendia criar uma distensão na situação política do país. Tais adjetivos demonstravam que os militares mais moderados desejavam passar o controle político do país aos civis.
O governo Geisel foi marcado principalmente pelo lema da "abertura lenta e gradual" que garantiria um processo de ampliação das liberdades políticas restringidas durante os governos dos ditadores anteriores a ele no regime militar.