A explosão Cambriana ou explosão câmbrica foi o aparecimento relativamente rápido, em um período de alguns milhões de anos, dos filos mais importantes, durante o período Cambriano há cerca de 530 milhões de anos, conforme encontrado no registro fóssil.
Podemos afirmar que a expressão: ''explosão do cambriano'' pode ser relacionada ao aparecimento relativamente rápido, considerando um período de vários milhões de anos, dos filos mais importantes na face do planeta Terra.
Em detalhe, os fósseis mostram uma Explosão Cambriana um tanto prolongada, de pelo menos 10 milhões de anos – um instante geológico, mas muito tempo para viver. O mais provável é que a aquisição sequencial dos esqueletos tenha sido parte da chamada 'corrida armamentista' .
substantivo feminino Ação ou efeito de explodir, estourar violentamente: a explosão de uma bomba. [Física] Fenômeno através do qual se solta um gás sob pressão, ou um corpo sólido ou líquido passa ao estado gasoso. ... [Figurado] Manifestação súbita e violenta de um sentimento ou de uma paixão: explosão de cólera.
A explosão Cambriana Entre os organismos preservados em fósseis desse tempo há parentes de crustáceos e estrelas-do-mar, esponjas, moluscos, vermes, cordados e algas, exemplificados por esse táxon do Xistos de Burgess.
O Período Cambriano (541–485.4 milhões de anos) é o período conhecido pela explosão da vida na Terra, quando se originaram todos os principais filos de organismos multicelulares, e ocorreu a irradiação de quase todos os grupos que encontramos atualmente, em um período de tempo geologicamente curto.
O início de qual era é marcado por uma "explosao" de aparecimento de fosseis ,o que indica o surgimento de novas linhagens de espécies? a) cenozóica.
Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas, produção de gases e forte estrondo.
Explosivos e lesões por explosão